Educação e filosofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grupo 2 A felicidade e o prazer

+4
Carmem Lucia Bittencourt
GrupoFelicidadeNoite
Ana Carolina
Admin
8 participantes

Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Admin Qui Mar 30, 2017 1:16 pm

Questões sobre felicidade e prazer.

Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2017

https://marcounirio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Ana Carolina Qua Abr 05, 2017 8:18 am

Eu achei o vídeo muito interessante e eu concordo com o que é dito. Mas eu não posso parar de pensar que a questão do "consumo para ser feliz" é por causa da falta de equilíbrio. E é complicado, porque nós simplesmente não conseguimos ter esse equilíbrio constante ou em momento algum. Mas sim, essas compulsões que nós temos é a falta de algo ou até ansiedade. Mas o fato é que depois de feito, nos sentimos culpados. Outra coisa, é importante sim termos amigos para compartilharmos os nossos bons e maus momentos, mas às vezes, é bom ter um momento a sós para refletir consigo mesmo o que tem acontecido na sua vida. Enfim, o vídeo foi bastante enriquecedor. Epicuro tinha uma boa noção, não sei dizer se de felicidade em si, mas de, pelo menos, como alcançá-la.

Ana Carolina

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por GrupoFelicidadeNoite Qui Abr 06, 2017 1:01 pm

A felicidade é constantemente ligada ao afeto, é um estado de espírito.Felicidade é alcançar objetivos, é estar com quem se ama. O que faz a felicidade acontecer na vida de cada um é algo muito singular .A definição de felicidade é bem ampla a partir do momento que observamos as particularidades. A felicidade gera o prazer e torna-se praticamente impossível alcançar a felicidade sem a busca dos prazeres da vida, são os prazeres da vida que nos movem e nos fazem chegar a felicidade.

GrupoFelicidadeNoite

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Carmem Lucia Bittencourt Sex Abr 07, 2017 11:45 pm

Concordo com vocês, acho que felicidade é a junção de tudo que nos trás satisfação. É como diz o personagem Dan no filme indicado pelo Marco Aurélio " A jornada é o que traz a felicidade não o Destino".

Carmem Lucia Bittencourt

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Pedrocampos41 Qui Abr 13, 2017 6:09 pm

Eu concordo muito com o video, no aspecto de necessidade de companheirismo para ser feliz, mas acho que as coisas que você divide com as pessoas dependem muito do que você e seus amigos gostam de fazer.

Pedrocampos41

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Marco Aurélio Qui Abr 13, 2017 7:08 pm

A jornada com aqueles que gostam de fazer jornada conosco! Very Happy

Marco Aurélio

Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Wolf Giuliano Qui Abr 13, 2017 7:40 pm

Eu vi o vídeo sobre Epicuro, aquele do cemitério de Taxis.
Conforme eu discorri em aulas e momentos anteriores eu percebi que o conceito de felicidade mudou muito ao longo das eras, então ainda acredito que houve muita corrupção nos valores e nos parâmetros do que se elege como felicidade.
Talvez as pessoas tenham , sintam prazer em atividades mais simples, mais frugais, mais dito econômicos, porém eu vejo que a promessa da felicidade para aqueles que vivem uma vida de muita opulência, muito luxo e muita fartura especialmente a partir dos últimos 500 anos intimide as pessoas a admitirem que preferem uma vida mais econômica, prazeres mais econômicos, programas mais econômicos e acabam se corrompendo com aquilo que Epicurio chamou de prazeres substitutos.
É muito provavel que uma familia queira um programa barato num fim de semana, mas - igualmente o cabeleireiro do filme que gasta o salario todo - se força a fazer programas e atividades caras que podem simplesmente não trazer a satisfação idealizada. Conforme Epicuro, você não deve se culpar por ter prazer, inclusive o de ir ao shopping de havaianas e camiseta do seu vereador.(Imagine a cena) Mas e quantos por aí não gastam uma nota apenas para terem uma camiseta sofisticada APENAS para entrar na praça de alimentação?
Epicurio fala de ter prazer, mas a idéia e conceito de prazer pode mudar de uma pessoa para outra e igualmente uma ou outra pessoa pode não conseguir discenir e definir de forma clara o que lhe traz prazer.
Ainda não ficou claro o porquê da amizade nos 3 pilares da felicidade segundo Epicuro, mas sei que é tremendamente gostoso estar em boa companhia e crescer juntos. Em termos pedagógicos, eu diria que isso é fundamental para que eu, enquanto professor, possa qualificar meus alunos para serem felizes e terem prazer em viver suas vidas e não apenas serem máquinas de ganhar dinheiro e destruir relacionamentos e vidas alheias.
Eu acho que a amizade pode propiciar a busca pela felicidade segundo o 3º pilar de Epicuro: A auto reflexão. As amizades, através do prazer do bate papo, são uma boa fonte de elementos reflexivos que podem conforme o video diminuir o peso das angustias do dia dia. Especialmente o stress da correria do dia dia da cidade, mas eu também ressalto o prazer de se estar sozinho para ler aquele livro favorito ou dar belas gargalhadas escandalosas durante uma sessão de cinema [ Iguais as que eu dei em star(s) wars(s) ]
Wolf Giuliano
Wolf Giuliano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Marco Aurélio Qui Abr 13, 2017 7:44 pm



Marco Aurélio

Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Janaina Qui Abr 13, 2017 9:59 pm

Felicidade: pequenos momentos que te dão prazer. O que te dá prazer, depende da sua construção como pessoa e daquilo que você se permite descobrir como prazeroso no seu dia a dia. Cada um vai ter que descobrir o que te faz feliz. Concordo que a felicidade ao longo dos tempos foi considerada de várias formas, há tanto uma felicidade coletiva como individual, porém cada sabe o que te faz feliz e a dependência disso vem do eu.

Janaina

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Janaina Qui Abr 13, 2017 10:06 pm

Umas das crianças fala que a autoconfiança está ligado ao conceito de felicidade, o que concordo, quando se é tem autoconfiança você consegue parametrizar melhor o que te faz feliz e a confiar que sua felicidade depende bastante de você.

Janaina

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 2 A felicidade e o prazer Empty Re: Grupo 2 A felicidade e o prazer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos