Grupo 4 A autoestima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grupo 4 A autoestima

Mensagem por Admin em Qui Mar 30, 2017 1:20 pm

Questões sobre autoestima

Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2017

Ver perfil do usuário http://marcounirio.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo 4 A autoestima

Mensagem por amandavollger em Dom Abr 02, 2017 10:06 am

Grupo 4: Amanda Vollger, Adrianne Rossi, Clara Baptista, Isabelle Premori e Thayná do Nascimento

Você acha que o homem é um animal racional ou simplesmente um animal que raciocina?

Na discussão quanto a essa pergunta, chegamos a duas respostas:

O homem é simplesmente um animal que raciocina, pois não exercemos a racionalidade sempre, somos movidos também por instinto assim como outros seres.

O homem é um animal racional, pois exercita a razão com objetivo de alcançar o entendimento de atos e fatos, elabora juízos, formula ideias. Dizer que é apenas "simplesmente um ser que raciocina" é algo que o reduz muito, já que a racionalidade não é uma característica apenas do ser humano, mas também dos animais que raciocinam de forma indutiva.

Será que há situações em que não devíamos raciocinar?
Existem situações em que não devíamos ou que a razão não se faz necessária, como em envolvimentos pessoais.

Como lidar com modelos que nos são propostos como belo, bom etc., sobretudo quando eles não se ajustam a nós mesmos? Por exemplo, nosso corpo, nossas ideias, nossos gostos de música etc. Acha que poderíamos aprender algo com os animais para melhoramos a nossa autoestima?
Através da razão, o indivíduo escolherá o que for mais confortável para ele (não que isso o faça feliz necessariamente) seja submeter-se a esses modelos ou ignorá-los. Para melhorarmos nossa autoestima poderíamos aprender com os outros animais, já que como estes não realizam julgamentos sobre os aspectos mencionados na questão, poderíamos nos amar como realmente somos, sem precisar mudar nossa personalidade ou até mesmo o físico para "agradar" outros indivíduos.

O que é considerado normal ou anormal numa sociedade?
Tanto a normalidade quanto o seu oposto são definidos por padrões impostos por determinado grupo social.


Última edição por amandavollger em Dom Abr 09, 2017 5:08 pm, editado 1 vez(es)

amandavollger

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo 4 A autoestima

Mensagem por Wolf Giuliano em Qui Abr 06, 2017 1:51 pm

1 - O grupo acredita que o homem é 50% racional e 50% bestial e animal.
é racional no que se concerne à busca de soluções para seus problemas existenciais orgânicos como comer , procriar, fugir de predadores e se proteger de intempéries climáticas. Também na construção e na complexidade do raciocínio, conseguindo elaborar, construir e registrar o conhecimento para as próximas gerações. Isso visto em um animal é explêndido.
Mas o ser humano torna-se irracional , um animal que pensa quando retrocede ao seu potencial de elaboração de soluções e agindo de forma extremamente individualista, o que o faz entrar num ciclo vicioso sem solução ou saída, causado pelo individualismo, que acreditamos ser um comportamento ainda bastante bestial.
2 - O grupo não vê essa possibilidade.
3 - Se tais modelos não nos agridem enquanto seres , podemos adotá-los e até aceitá-los, mas se esses nos agridem, podemos questioná-los e não adotá-los através de um raciocínio questionador.
4 - Sim. Os animais têm uma forma muito mais direta e simplificada de defender sua existencia e seu bem estar ao contrario dos seres humanos que ao longo das eras criou conceitos de satisfação para sua existência complexos e sofisticados que acabaram corrompendo sua objetividade e fazendo-o sabotar a simplicidade da busca da felicidade.
5 - o grupo acredita que esse é um conceito muito variável dependendo da era e da sociedade. Acreditamos que ambos são variações de procedimentos e comportamentos que ao longo das eras favoreceram ou desfavoreceram a busca por satisfação existencial de casa sociedade, mas que também estão sujeitas à possibilidade de corromper a simplicidade e a objetividade na busca.

Grupo 4: Cícero Rabello, Giuliano Santos (Wolf) , Heraldo Martins e Natalia Ferreira
avatar
Wolf Giuliano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo 4 A autoestima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum