Escola perfeita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escola perfeita

Mensagem por Admin em Ter Abr 25, 2017 12:57 pm

Discussões sobre a escola perfeita a partir do texto de Carlos Drummond de Andrade.

Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2017

Ver perfil do usuário http://marcounirio.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escola perfeita

Mensagem por Clara Baptista em Sex Abr 28, 2017 6:16 pm

Na discussão em sala sobre o texto, o grupo levantou algumas perguntas cretinas. São elas:
1) O que é uma escola perfeita para você? O que ela tem? O que ela oferece aos seus alunos e sociedade?
2) Quais são os melhores métodos para incentivar o aprendizado e a frequência na escola?
3) É possível existir uma escola sem alunos ou professores?

Clara Baptista

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escola perfeita

Mensagem por Clara Baptista em Sex Abr 28, 2017 6:19 pm

Carlos Drummond de Andrade fecha o texto da Escola Perfeita com a seguinte passagem:
"O entusiasmo foi tamanho que os pais e filhos chegaram à conclusão de que melhor fora transformar o estabelecimento, já então sem sede fixa nem necessidade de tê-la, numa escola natural de coisas, em que tudo fosse objeto de curiosidade, sem currículos, e surgiu a escola da natureza. Sem mestres, sem alunos, sem decreto, sem diplomas, onde todos aprendem de todos, na maior alegria e falta de cerimônia, até que o INCRA ou outro organismo civilizador qualquer se lembre de dividir as terras de Sambaíba em fatias burocráticas e legais. Será a escola perfeita?"
Na minha visão sim, essa seria a escola perfeita. Uma escola totalmente repensada, inclusive em sua estrutura, na perspectiva da cultura, interesse e vida local. Nela não existe hierarquia, carteiras, salas fechadas, conteúdo obrigatório. A vida é a escola. Todos aprendem com todos. Troca-se conhecimento e o processo de aprendizagem é alcançado a partir do conteúdo que é interessante. Por isso os alunos buscam as informações.
Claro que para isso acontecer seria necessária uma mudança nacional. A lógica do sistema como um todo deveria ser modificada com a extinção do ENEM, por exemplo, e a criação de outros métodos de avaliação que não provas de um conteúdo fechado.

Clara Baptista

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escola perfeita

Mensagem por Roberto Beaklini em Qui Maio 11, 2017 10:38 am

Paulo Freie reforçava a ideia de educação bancária...a engrenagem perfeita que gira simetricamente o faz todo o sistema funcionar....me iludi muito com isso mas não sei mas se isso terá condições de existir um dia...Quando fiz o segundo grau (ensino médio de hoje), convivíamos com uma disciplina chamada moral e cívica (época da abertura lenta e gradual). Ali aprendíamos normas cultas de civismo, amor e respeito à pátria e aos símbolos nacionais (bandeira, hino, e selo nacional). Aprendíamos a cantar todos os hinos (nacional, da bandeira da independência...), além de normas para ser um cidadão. Mais tarde moral e cívica virou O.S.P.B (Organização Social e Política do Brasil). Meus melhores professores não davam aula... diziam que na verdade o Brasil vivia uma D.O.S.P.B., ou seja, desorganização social e política do Brasil... Essa desorganização prevalece nos dias de hoje... cada vez estamos mais longe de uma educação de qualidade, a quem possa interessar isso?

Roberto Beaklini

Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DOSPB - A quem interessa ?

Mensagem por Wolf Giuliano em Sex Jul 07, 2017 8:09 pm

Resposta: Ás nossas lideranças
...tanto nas esferas governamental, política, cultural e sobretudo privada.
Toda a miséria que há anos assola o Brasil e o faz e tambem à seu povo, de motivo de piada, é exatamente o que torna uma minoria cada vez mais rica.
Tantos anos de pobreza descarada que parece nunca ter jeito, sempre foi um projeto de governo cuidadosamente arquitetada.
Hoje as armas não mais ajudam, então nossas lideranças utilizam uma instrução de baixa qualidade (em todas as suas possíveis instancias) para exatamente DESORGANIZAR e deixar o povo desorientado e na miséria, mas constantemente sendo utilizado como massa de todo tipo de manobra. Sobretudo a comercial. Afinal alguém tem de comprar a porcaria enlatada que eles estão vendendo né? Para nos deixar a sensação de que existimos, embora não tenhamos controle de p.... nenhuma de nossas vidas.
x
MUDANDO DE ASSUNTO

Ontem de noite foi a entrega dos trabalhos finais e eu fiz minha (quase breve) apresentação dos meus tópicos defendidos pelo meu trabalho.
Fiquei feliz por não poder contar com a compreensão de todos, mas sim com sua oposição. Sim !!! Exatamente !!! Você leu certo !!!
Fico feliz por ver de forma explícita as manifestações contrárias ao posicionamento que meu trabalho oferece para os assuntos que abordei. Pois não estive oferecendo soluções ou propostas, mas apontando a deficiência do sistema educacional em oferecer soluções para assuntos que ainda hoje SÃO TABU.
e o nosso TABU favorito: SEXO
O outro assunto que me deixou um tanto surpreso por ter se mostrado também TABU foi a concepção de INFÂNCIA e CRIANÇA.
Fico feliz em ver que meu trabalho trouxe à superfície manifestações e oposições e que ainda existe muita resistencia por parte de nossos colegas da comunidade acadêmica, por ainda incorrerem no erro de se vestir de INSTITUIÇÃO ao defenderem seus posicionamentos.
Do tipo:
Sou homem casado = INSTITUIÇÃO Casamento
Sou Mãe = INSTITUIÇÃO Mãe
Sou trabalhador honesto = INSTITUIÇÃO O trabalhador
Sou Professor = INSTITUIÇÃO Professor (X-man)

Me parece que ser... Instituição denota um tipo de elemento destacador que distingue a pessoa, como se ela tivesse mais direitos que as demais.
Nunca me esqueço do filme "Velocidade Máxima" onde num trecho do filme ocorre um diálogo acirrado entre os passageiros do ônibus sequestrado. Quando um deles fala:

- Ei tira, Me tira dessa merda aqui. Eu sou casado e tenho filhos para criar (Passageiro 1)
- Espero um momento aí meu chapa! Eu sou solteiro e não tenho filhos. Isso significa que eu tenho de morrer? (Passageiro 2 )

Sem contar o incontavel numero de mulheres que vão buscar seus filhos na escola e param em fila dupla no transito por se acharem no direito divino de mães. Bom, lá vou eu novamente contra o direito divino. A quem me restou rogar para me tirar da enrascada criada por tal direito divino? Satanás é claro.
Será que posso citar o sem número de policiais corruptos que se acham no direito de extorquir dinheiro e se emporcalhar em corrupção em nome da instituição Paternidade ?

Nada tenho contra tais... Instituições, nada tenho contra o direito das pessoas adotarem para si determinados valores - sejam eles consagrados ou não pela maioria (ou pela nossa Educação comercial) - mas de forma alguma ninguém pode me tirar ( ou a outros) o direito de adotar para mim os meus valores.
Ninguém pode tirar de ninguem, eu, o outro, as crianças , o direito de fazer perguntas diretas e sem rodeios e de expor seus posicionamentos, mesmo que estes pareçam embaraçosos.
E saibam que geralmente quando estes são embaraçosos, significa que tocaram em algum ponto mal resolvido da personalidade de alguem(s).

Acho que o assunto INSTITUIÇÃO - MAIORIA Vai me gerar mais caldo acadêmico.
Muito obrigado pela companhia e ótimas férias a todos. Abraço.
avatar
Wolf Giuliano

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/04/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escola perfeita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum